Buscar
  • Aline M Carvalho

Para além do Nobel


Fui a uma palestra sobre os laureados com o Nobel! Sempre me encantou ver pessoas recebendo medalhas, prêmio, em especial prêmios em ciências. Então assisti durante uma tarde toda professores da Universidade de Michigan tentado explicar o mérito de seus colegas pesquisadores que ganharam o Nobel, suas trajetórias e a revolução que seus trabalhos proporcionaram na área.

.

Foi muito interessante ver como os professores (que não ganharam Nobel) reagiam ao explicar sobre os achados dos colegas, sobre a vida e trajetória dos colegas pesquisadores. Assim como a plateia, na grande maioria, homens nos seus 80 anos, mas também mulheres jovens e estrangeiros, com perspectivas do mundo tão diferentes, juntos discutiam o futuro da ciência. A diversidade proporcionada pela soma de todos, exponenciou a riqueza do debate, fazendo surgir novas ideias e demandas…

.

Acredito que a ciência é, na maioria, movida pela razão, por P<0,05, por papers publicados, por laureados com o Nobel; e muitas vezes por egos e brigas também. Mas como ela pode ser transformadora, inclusiva e mais completa e soberana quando feita em conjunto, quando métodos de uma área são adaptados em outra, quando ver o todo é fundamental para entender o micro… Enfim, discutir ciência, nada mais é que refletir sobre a vida, sobre o mundo, sobre o futuro! #reflexões #science #goblue

11 visualizações

Cadastre-se aqui para receber informações

© 2020 by Aline M Carvalho. 

  • lattes
  • RG
  • orcid